Pronatec 2021 | Cursos técnicos gratuitos Senac, inscrição

O Pronatec 2021 (O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é destinado a jovens e adultos que sonham em fazer um curso técnico gratuito no Senac ou outras instituições conveniadas.

Diferente do que acontece com o PSG 2021, o programa interno do Senac, que permite que o interessado se inscreva para diversas modalidades de cursos. Através do Pronatec são oferecidas apenas vagas para o ensino técnico.

Felizmente, quem está concorrendo uma vaga do Programa Senac de Gratuidade não está impedido de se inscrever também para o Pronatec. Dessa forma, você pode aumentar as suas chances de conquistar uma vaga gratuita.

Com o objetivo de ajudar as pessoas que nunca concorreram uma vaga do Pronatec, criamos essa postagem completa para tirar todas as dúvidas.

Pronatec-2021

O que é o Pronatec?

Criado no ano de 2011, o Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal, que tem como objetivo principal levar ensino gratuito e de qualidade ao maior número de jovens brasileiros.

Para manter a qualidade dos cursos técnicos, o Governo Federal não trabalha sozinho, mas faz parcerias com as maiores empresas do Sistema S e outros, incluindo o Senac e o Senai.

Neste ano de 2021, o número de candidatos inscritos deve bater recorde. Diante dessa situação, é fundamental que você saiba como fazer a sua inscrição, o período correto para o envio da matrícula, quais os critérios, dentre outros.

No entanto, fique tranquilo que nos próximos subtítulos falaremos sobre os critérios, número de vagas e como se inscrever.

Leitura recomendada | Cursos Senac 2021 gratuitos.

Critérios Pronatec 2021

O Pronatec não impõe critérios pesados para concorrer uma das oportunidades. Contudo, o foco principal são os jovens e desempregados.

Abaixo listamos todos os requisitos para poder participar do Pronatec 2021, conforme o

Ministério da Educação do Brasil:

  • Estar fazendo o Ensino Médio em escola Pública ou em escola particular, como bolsista, bem como no EJA, Educação Jovens e Adultos;
  • Quem atualmente está desempregado. Neste caso, não faz diferença estar fazendo o Ensino Médio ou não;
  • Jovens que moram em famílias brasileiras que recebem algum auxílio financeiro do Governo Federal, por exemplo: Bolsa Família;
  • Jovens que já terminaram o Ensino Médio em escola pública ou na modalidade EJA, assim como em escola particular, como bolsista.

Se você se encaixa nos critérios acima. Parabéns! Continue lendo esta postagem para aprender a fazer a sua inscrição no Pronatec 2021.

Tipos de cursos do Pronatec 2021

Cursos do pronatec 2021

Como o próprio nome do programa já diz, os cursos oferecidos são todos de nível técnico, divididos em três categorias diferentes: Técnicos I, Técnicos II e FIC.

Apesar de várias categorias diferentes, é fundamental que você selecione a que encaixa com o seu perfil. Caso contrário, você corre o risco de perder a sua vaga.

Modalidades

Técnicos I: Tem duração aproximada de apenas 1 ano e é destinado a jovens que já concluíram o Ensino Médio;

Técnicos II: É destinado para jovens que ainda estão cursando o Ensino Médio. Neste caso, a duração mínima é de um ano;

FIC: Essa modalidade é exclusiva para quem já encarou ou está incluído no mercado de trabalho, mas deseja se aperfeiçoar em sua função atual ou em outra de seu interesse. Para se inscrever é necessário estar trabalhando ou atualmente desempregado. A duração média dos cursos de capacitação oferecidos são de apenas 2 meses.

Conforme informado anteriormente, o Pronatec oferece vagas em diversas instituições de ensino, o que permite o programa oferecer vagas que não estão disponíveis no Senac, por exemplo.

Alguns dos cursos técnicos disponíveis

  • Técnico em administração;
  • Técnico em segurança do trabalho;
  • Enfermagem;
  • Recursos humanos;
  • Técnico em laboratório;
  • Técnico em elétrica;
  • Dentre outros.

Com apenas o exemplo acima já é possível notar a qualidade dos cursos gratuitos oferecidos. Todavia, esses são apenas alguns dos disponíveis. Além disso, nem todos os indicados acima estão disponíveis em todas as regiões do Brasil.

Vagas disponíveis para o Senac 2021

De acordo com o Ministério da Educação, não são definidos números exatos de vagas abertas para cada estado brasileiro. Contudo, federações como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná receberam mais de 1000 vagas gratuitas em 2020 e tudo indica que neste ano o número se manterá ou ficará ainda maior.

No Pronatec 2021, você pode consultar o número de vagas através do site oficial do programa.

Vale lembrar que o número citado acima é somente para o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Caso você queira se inscrever para outras instituições, o número de vagas é bem maior.

Inscrições Pronatec 2021?

pronatec-site-para-inscrições

Por não ser uma unidade física e sim um programa, as inscrições para o Pronatec 2021 apenas poderão ser realizadas através da internet. Entretanto, o procedimento é bem simples e você pode fazer em poucos minutos.

  • Para começar, acesse o site oficial do Pronatec, disponível através do link: http://portal.mec.gov.br/pronatec;
  • Em seguida, você precisa selecionar a modalidade desejada do curso, ou seja: técnico I, II ou Fic;
  • No passo seguinte, insira o estado onde você mora e em qual instituição deseja estudar, por exemplo: Senac;
  • Se houver vagas disponíveis, as mesmas serão exibidas em forma de lista na tela do seu dispositivo. Caso isso não acontece, selecione outra entidade de ensino e tente novamente.

Não é segredo que o ensino aplicado pelo Senac é um dos melhores do Brasil, o que faz com que muitos jovens queiram estudar em um dos seus cursos. No entanto, a entidade não tem parcerias com o Pronatec em alguns estados, impossibilitando o estudo gratuito por esse programa, mas você ainda pode tentar o Programa Senac de gratuidade 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *